A desinfecção é uma prática comum no processo de tratamento de água para proteção da saúde pública e da vida aquática contra patógenos. Desde o início do século 20, a cloração é a tecnologia mais utilizada. Cem anos depois, porém, esta tecnologia vem sendo cada vez mais questionada devido à crescente preocupação com a formação de subprodutos tóxicos e carcinogênicos durante a desinfecção com cloro.
Como consequência, processos de desinfecção sem a utilização de químicos, como a irradiação ultravioleta (UV), têm ganhado importância. A fim de garantir aos operadores o desempenho confiável dos sistemas de desinfecção por UV, foram desenvolvidas normas de projeto e operação destes sistemas em vários países. O desenvolvimento da tecnologia da lâmpada UV e os avanços no projeto do sistema UV resultaram em sistemas energeticamente eficientes, de fácil operação e manutenção, tornando-os uma solução verde e competitiva em relação ao cloro.
Assim, atualmente, centenas de milhares de sistemas UV instalados ao redor do mundo provam a confiabilidade desta tecnologia de desinfecção, desde a desinfecção de efluentes primários e secundários para a descarga em áreas sensíveis, até o fornecimento de água potável convencional e tratamento de efluentes para reuso em processos industriais específicos.
Este quadro apresenta uma análise comparativa entre os métodos de desinfecção de água potável por Cloração (uso de compostos clorados) e por radiação Ultravioleta-C (UVC). Os percentuais foram calculados considerando custos de investimento, operação, manutenção e custo total ao longo de 5 anos.
Comercial - Auxtrat
Atendimento Whatsapp...
Digite sua mensagem...
Iniciar conversa!
Online | Privacy policy
Atendimento via Whatsapp