Equipamentos para Filtragem, Desinfecção e Esterilização

Água da Chuva, o dinheiro que cai do céu!

Estação de tratamento de água da chuva – ETAC-1000

Sistemas completos para pré tratamento e pós tratamento da água de chuva, estações compactas de tratamento da água da chuva e filtros para separação de folhas, gravetos e partículas de sujeira, permitindo o aproveitamento de água da chuva de qualquer área de telhado.

Metodologia de armazenamento com acessórios que gera aumento de vida útil desta água sem causar manchas nas atividades em que é utilizada. A água da chuva á utilizada para fins não potáveis como rega de jardins, lavações em geral, reposição de piscinas, vasos sanitários, processos industriais de resfriamento. Sinônimo de economia e preservação ambiental. Aplicações: casas, edifícios, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, contexto industrial.

Atende norma ABNT NBR 15.527 e Certificação LEED

Aproveitamento de água da chuva

Conforme NBR 15527/07

Metodologia aplicável para trabalhar com descargas sanitárias, irrigações, limpezas de calçadas, lavanderia e balneabilidade.

Lista de Componentes

O aproveitamento da água das chuvas garante maior disponibilidade de água potável e pode ajudar em locais onde a seca é intensa.

É cada dia maior a escassez de água em nosso planeta, não sendo mais essa uma realidade exclusiva do Nordeste do Brasil ou de países africanos. Diante desse problema grave, que afeta diretamente todos, é cada vez mais necessário o uso consciente da água.

Uma das formas de evitar a diminuição acentuada da disponibilidade de água potável é fazer o seu reúso ou o aproveitamento da água das chuvas. Infelizmente, muitas pessoas até pensam em aderir a algumas dessas alternativas, porém não sabem como isso pode ser feito e se esse hábito pode prejudicar a saúde. A água da chuva, por exemplo, possui um grande potencial de reúso, mas acaba sendo desperdiçada por muitos.

A água das chuvas sem tratamento deve ser usada para fins não potáveis, ou seja, não deve ser ingerida. Vale destacar, no entanto, que, ao utilizar essa água para outros fins, mais água potável fica disponível, consequentemente, estaremos ajudando o próximo e o meio ambiente.

A água das chuvas pode ser reutilizada de várias maneiras, como para a irrigação de plantas.

Além da irrigação, a água das chuvas pode ser utilizada para a lavagem de calçadas, pisos, carros, entre outros. Nesse ponto, é importante salientar que nunca devemos utilizar a mangueira para lavar calçadas e carros, pois há um desperdício exagerado de água. No caso das calçadas, o ideal é sempre utilizar a vassoura e, quando houver a real necessidade de usar água, optar pelo balde. O uso do balde também é recomendado para a lavagem do carro.

Existem ainda formas mais eficientes de aproveitar a água das chuvas, como é o caso da criação de reservatórios para a sua captação. Esses reservatórios acumulam grande quantidade de água, o que permite uma utilização em maior escala. Essa técnica já é usada em várias partes do mundo, tanto em casas quanto em empresas de grande porte.

No Nordeste brasileiro, vários locais já realizam a captação da água da chuva. Nesses locais, além da utilização para fins não potáveis, a água passa por tratamentos e é usada para consumo humano. Essa técnica é importante porque em várias regiões a água potável é uma realidade distante e, frequentemente, as pessoas ficam doentes em razão do consumo de água de má qualidade.

Apesar da técnica poder ser aplicada em grandes centros urbanos, essa pode não ser uma tarefa simples. A poluição das cidades pode fazer com que a água tenha produtos que possam prejudicar os seres humanos. Entretanto, vale destacar que, para fins não potáveis, o armazenamento de água já é realidade em vários locais.

Além de todos esses benefícios, utilizar a água das chuvas pode fazer com que os problemas como enchentes sejam minimizados. Como o escoamento superficial da água será menor, consequentemente menos água será acumulada.

Dúvidas? Entre em contato conosco!