Equipamentos para Filtragem, Desinfecção e Esterilização

22 de Março – Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo Para o ano de 2021, o tema é “Valorizar a água”.

O objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

Anualmente a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água.

Dentre os temas já escolhidos, destacam-se: “Não deixe ninguém para trás” (2019); “Soluções naturais para a água” (2018); “Água residual” (2017); Água e empregos: investir em água é investir em empregos” (2016); “Água e desenvolvimento sustentável” (2015); “Água e energia” (2014); “Ano internacional de cooperação pela água” (2013); “Água e segurança alimentar” (2012); “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano” (2011); “Água limpa para um mundo saudável” (2010); “Águas transfronteiriças” (2009); “Saneamento” (2008); e “Lidando com a escassez da água” (2007).

Para o ano de 2021, o tema é “Valorizar a água”.

Declaração Universal dos Direitos da Água
No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um documento conhecido como Declaração Universal dos Direitos da Água. Nesse documento são apresentados pontos importantes sobre esse recurso hídrico, destacando sua importância e a necessidade de sua preservação. Veja, a seguir, os principais pontos dos 10 artigos dessa declaração:

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.
Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.
Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
Art. 8º – A utilização da água implica respeito à lei.
Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Importância da água para os seres humanos

A água é essencial para o funcionamento adequado do nosso corpo.
Como todos nós sabemos, sem água não existiria vida, sendo ela essencial para o funcionamento adequado do corpo dos seres vivos. No que diz respeito aos seres humanos, a água participa de uma série de processos importantes, tais como: a regulação da temperatura corpórea e a eliminação de substâncias tóxicas por meio da urina. Além disso, a água atua como solvente (dissolvendo várias substâncias); garante o meio adequado para a realização de uma série de reações químicas; permite o transporte de substâncias pelo corpo; funciona como lubrificante, por exemplo, nas articulações; e ajuda na proteção contra impactos, função desempenhada, por exemplo, pelo líquido amniótico.

Além de garantir o funcionamento adequado do nosso corpo, a água é importante para os seres humanos em vários outros aspectos, tais como: preparar alimentos; fazer a higienização da casa e do próprio corpo; e irrigação das plantas. Ela é também usada nas atividades industriais e em atividades recreativas.

Diante da grande importância da água para as nossas atividades diárias e o funcionamento do nosso corpo, é fundamental que cuidemos desse recurso hídrico. Para isso é fundamental comprometermo-nos a economizá-la nas nossas atividades do dia a dia e que façamos a nossa parte para evitarmos a contaminação dos ambientes aquáticos, por exemplo, não lançando lixo nesses ambientes.

Dados importantes sobre a água no mundo
Cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta por água;
97,5% da água do planeta é salgada e não pode ser usada para consumo humano;
Uma pessoa necessita de, pelo menos, 40 litros de água diariamente para fazer suas atividades, como bebê-la, tomar banho e cozinhar;
A quantidade de água necessária para que nosso corpo funcione adequadamente varia de uma pessoa para outra, sendo influenciada, por exemplo, pelas atividades físicas realizadas por uma pessoa e pelo clima. Entretanto, recomenda-se que, no mínimo, sejam ingeridos dois litros de água diariamente;
4,5 bilhões de pessoas, de acordo com a ONU, não dispõem de saneamento seguro no mundo;
Cerca de 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável em casa, de acordo com a ONU;
De acordo com a ONU, crianças com idade inferior a cinco anos são 20 vezes mais propensas a morrer de doenças relacionadas à água imprópria para beber e à falta de saneamento do que devido a conflitos;
Segundo a ONU, em 2030, a população mundial necessitará de 40% a mais de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *